sábado, 6 de setembro de 2008

5a.Aula

Vimos na aula anterior quais são os principais subterfúgios que o homem usa para se esconder de DEUS, para reprimir a sua CULPA.

Vimos que eles se resumem a quatro :

três extremamente prejudiciais ( a AUTO SATISFAÇÃO, a AUTO JUSTIFICAÇÃO e a AUTO SALVAÇÃO e

e um , extremamente benéfico ( e ao nosso ver , a única soluçao para o problema da culpa) a AUTO RENDIÇÃO.

1. Lidando com a culpa através da AUTO SATISFAÇÃO

Um dos filhos adotou a estratégia de tentar sobreviver com a culpa buscando esquecer de seu pai e fazer a sua vida AQUI E AGORA. Tentou viver como se não existisse pai., como se não existisse o construtor do auditório..
Mesmo não assumindo que sente culpa, ela é tão pesada para ele que para suportá-la , opta por buscar prazer e/ou prazeres imediatos. Segundo ele acredita, tais prazeres ajudarão a DIMINUIR OU MESMO APAGAR A CULPA .
Ele troca sua paixão pelo castelo por uma cabana de barro e palha.
Em vez de ansiar pelo lar, deci­de-se por uma cabana.
A meta de sua vida é o prazer.
Se torna um HEDONISTA
dirige sua vida como se não houvesse pai em seu pas­sado, presente, ou futuro. Talvez houvesse existido um pai em algum lugar, nalgum passado remoto, há muito tempo atrás... mas e quanto ao aqui e agora? Para apagar sua culpa pela desobediencia, tentará viver procurando esquecer seu pai e a vida que tinha antes.
Em vez de apoiar-se no passado e apropriar-se do futuro, ele satisfaz-se com o presente, por mais degradante que ele possa ser.
faz pobres permutas; trocam man­sões por choupanas, trocam a casa do pai por um gueto na ladeira; TROCA o amor do pai pelo interesse imediatista dos amigos
Faz amizades com o mundo que o cerca e quando o filho mais velho, mandando pelo pai para resgatá-lo vêm buscá-lo, ele o expulsa, pois já não existe lugar para sua antiga familia no seu coração, comprimetido com suas realizações e os relacionamentos pobres que construíu.

Para ter acesso ao conteúdo completo dessa aula, clique no objeto abaixo:

Read this document on Scribd: MaravilhosaGraca5aAula

Nenhum comentário: