sábado, 20 de setembro de 2008

7a.Aula

Vimos na aula anterior quais são os principais subterfúgios que o homem usa para se esconder de DEUS, para reprimir a sua CULPA.

Vimos que eles se resumem a quatro :

•três extremamente prejudiciais ( a AUTO SATISFAÇÃO, a AUTO JUSTIFICAÇÃO e a AUTO SALVAÇÃO e

•e um , extremamente benéfico ( e ao nosso ver , a única soluçao para o problema da culpa) a AUTO RENDIÇÃO.

Nas duas aulas passadas vimos que as alternativas da AUTO SATISFAÇÃO e da AUTO JUSTIFICAÇÃO náo são saida..Nessa aula veremos que o subterfugio da AUTO SALVAÇÃO também não funciona..

1. Lidando com a culpa através da AUTO SALVAÇÃO

No primeiro capítulo de Romanos, Paulo confronta o hedonista. No capítulo dois, ele trata com outro grupo: os moralistas judiciais. Agora, no mesmo capitulo dois ele lida com os legalistas.

O legalista acredita que pode , com suas forças, voltar ao pai. E para isso estabelece metas e premissas de vida. No seu livro “ Maravilhosa graça” , Philip Yancey conta como foi criado, desde o jardim da infancia até a faculdade, em ambientes legalistas :

•Na era de minissaias, os decanos legislavam uma saia abaixo dos joelhos. Se uma aluna usasse uma saia de comprimento duvidoso, a reitora feminina exigia que ela se ajoelhasse para ver se a saia tocava o chão.
•Calças compridas eram proibidas para mulheres exceto durante passeios no campo, quando tinham de ser usadas por baixo das saias, garantindo o recato.
•banir vestidos com bolinhas, uma vez que as bolinhas poderiam chamar a atenção para partes "sugestivas" do corpo.
•Comecei a ver a faculdade cristã como um tipo de academia militar espiritual: ambas exigiam camas bem feitas, cabelo mais curto e postura mais rígida do que as outras escolas. Se eu não gostasse daquilo, podia ir embora.

Para ter acesso ao conteúdo completo dessa aula, clique no objeto abaixo:

Nenhum comentário: