sexta-feira, 17 de outubro de 2008

10a.Aula

1. Objeções à graça

Objeção 1: Graça é bom Demais Para Ser Verdade

Nós respiramos, inconscientes, a atmosfera da falta de graça.

Já no pré-primário e no jardim-de-infância somos testados, avaliados e depois colocados em filas de "adiantados", "normais" ou "lentos".
Dali em diante recebemos notas que indicam nossa capacidade na matemática, nas ciências, na leitura e também na "convivência" e na "cidadania".
Os papéis dos testes voltam com os erros destacados.

Tudo isso nos prepara para o mundo real com sua classificação constante.
O serviço militar pratica a não-graça na sua forma mais pura. Depois de receber um título, um uniforme, um salário e um código de comportamento, cada soldado sabe exatamente onde está em relação aos outros: cumprimente e obedeça aos superiores,. dê ordens aos inferiores.

As empresas são mais sutis — um pouco. A Ford classifica os empregados segundo uma escala de 1 (escriturários e secretárias) a 27 (presidente da diretoria). Você tem de, pelo menos, atingir o grau 9 para ter direito a uma vaga no estacionamento; o grau 13 proporciona benefícios tais como uma janela, plantas , os escritórios do grau 16 são equipados com banheiros privativos.

Cada instituição, ao que parece, funciona na não-graça e insiste no fato de que merecemos nossas regalias.
Os departamentos de justiça,
os programas de clientes das companhias de vôo e as imobiliárias não podem operar pela graça.
O governo mal conhece essa palavra.
O time de futebol recompensa aqueles que fazem bons passes e marcam gols; não há lugar para aqueles que fracassam;
as revistas especializadas publicam o nome dos mais ricos; ninguém, porém, sabe o nome das quinhentas pessoas mais pobres de seu país ou cidade.

Nessa atmosfera, Deus nos dá a maior presente e não cobra nada ? Não é bom demais para mim? SIM, É BOM DEMAIS PARA NÓS MAS CUSTOU MUITO PARA ELE.

Para ter acesso ao conteúdo completo dessa aula, clique no objeto abaixo:

Nenhum comentário: