sábado, 29 de novembro de 2008

13a.Aula

O PODER CURADOR DA GRAÇA

Vimos nas aulas passadas que a graça dos liberta das nossas culpas e nos dá liberdade, que ela nos santifica. Nessa aula veremos que a graça executa uma outra grande maravilha na nossa vida. Ela nos faz perdoadores.

"Ser cristão significa perdoar o imperdoável, porque Deus perdoou o imperdoável em você".
C.S Lewis

O evangelho diz que não recebi o que mereço. Eu merecia castigo e obtive perdão. Merecia a ira e recebi amor. Merecia a cadeia do devedor e recebi, em vez disso, uma ficha limpa. Merecia advertências severas e devia me arrepender rastejando de joelhos, mas recebi um banquete — a festa de Babette — colocado diante de mim.,

Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer. Não voltarão para a terra do Egito, mas o assírio será seu rei, porque recusam converter-se. A espada cairá sobre as suas cidades, e consumirá os seus ferrolhos, e as devorará, por causa dos seus caprichos. Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz. Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? Meu coração está comovido dentro de mim, as minhas compaixões, à uma, se acendem. Não executarei o furor da minha ira; não tornarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; não voltarei em ira. Oseias 11: 1 -9

Israel não recebeu imparcialidade, nem justiça; ela recebeu graça. "Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel?" Substitua o nome de Efraim e Israel pelo seu próprio nome. No coração do evangelho está um Deus que deliberadamente submete-se ao poder selvagem e irresistível do amor.

Paulo foi profundamente marcado pela Graça : a palavra sempre aparece o mais tardar na segunda frase de cada uma de suas cartas.

"A graça é o melhor que ele pode desejar-lhes porque a graça é o melhor que ele sempre recebeu". Frederick Buechner

Paulo repetia sempre a mesma coisa insistindo na graça porque sabia o que poderia acontecer se nós crêssemos que merecemos o amor de Deus. Nos momentos de crise, quando falhássemos completamente com Deus, ou quando por qualquer motivo não nos sentíssemos amados, ficaríamos em terreno inseguro.
Teríamos medo de que Deus pudesse parar de nos amar quando descobrisse a verdade a nosso respeito. Paulo — "o principal dos pecadores", como ele mesmo se intitulou uma vez — sabia, sem sombra de dúvida, que Deus ama as pessoas pelo que Ele é, e não pelo que somos.

O evangelho da graça começa e termina com o perdão.

Para ter acesso ao conteúdo completo dessa aula, clique no objeto abaixo:

Nenhum comentário: